Dia de Reis – Saiba tudo da História e Tradições

  • por

Você sabe o que se comemora no Dia de Reis? Apesar de uma data muito importante na tradição cristã, muitas pessoas não sabem qual é a história nem quais são as tradições dessa data.

Comemorado dia 06 de Janeiro ele é considerado o fim do período e dos festejos natalinos. Na verdade, a noite do dia 05 de janeiro e a madrugada 06 de janeiro são consideradas a Noite de Reis.

O nome, é claro, faz referência a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus após descobrirem sobre seu nascimento e é a data que alguns países até hoje escolhem para dar os presentes de Natal.

Você pode incluir a data em seu calendário e fazer muito mais do que apenas desmontar a árvore de natal. Você pode comemorar inclusive convidando amigos e familiares e os presentear com algumas lembrancinhas de nossa loja.

História do Dia de Reis

O feriado que acontece logo após o ano novo comemora a visita dos três Reis Magos a Jesus Cristo. Os três magos, também conhecidos como: Belchior, Gaspar e Baltazar, viajaram de seus reinos distantes para poder encontrar com o recém-nascido salvador.

Mas você sabia que ao contrário do que muitos pensam, os reis magos não viajaram juntos? Afinal, cada um veio de seu próprio Reino. Belchior veio da Europa, Gaspar da Índia e Baltazar de algum reino do Norte Africano.

Após a longa viagem, cada um dos reis levou um presente de sua região para agraciar o Salvador.

Tradições de Dia dos Reis

Pelo mundo, o feriado é uma data especial cheia de festejos e comemorações. Comemorado de forma diferente em cada país, confira alguns:

Espanha

Na Espanha, por exemplo, acontece a cavalgada tradicional chamada de Cabalgata del Reyes. Uma grande festa voltada principalmente para as crianças. Ocorrem desfiles com fantasias, além de brincadeiras na rua e todo tipo de diversão para os pequenos.

Filipinas

Já nas Filipinas, os adultos saem vestidos e fantasiados para distribuir doces para as crianças de todas as idades. Quase um Halloween fora de época. Eles também espalham mensagens de amor a Cristo para quem pegar os doces.

Itália

O feriado na Itália é praticamente o Natal que conhecemos. Os presentes são todos entregues no dia 06 de janeiro. Afinal, foi nessa data que Jesus recebeu os seus presentes.

Portugal

Em Portugal, a comemoração é bem semelhante a do Brasil, afinal das contas, a maioria de nossos costumes são importados dos portugueses. Além da música

E o Dia de Reis no Brasil?

No Brasil, os colonizadores portugueses trouxeram essa tradição. Acontece que por aqui o feriado é uma grande festividade musical, onde músicos e cantores se encontram com roupas coloridas e alegres para comemorar a data.

Em algumas regiões é celebrado com o famoso Bumba-Meu-Boi ou a Folia de Reis. Pois, acontece que independente do nome a música e as cores vivas estão sempre presentes nessas grandes festas populares.

Por outro lado, não é raro que você encontre um pouquinho de cada tradição que citamos acima em cidades do interior. Afinal, somos um país tão diverso e grande que temos espaço para todos os tipos de comemorações.

Como comemorar?

Seja como for, o importante é celebrar a data com a sua família e confraternizar com nossos entes queridos essa data tão importante no calendário Cristão.

Porém, se você ainda não tem costume de fazer algo para lembrar desta data tão importante, por que não começar esse ano?

Na nossa loja você vai encontrar as melhores lembrancinhas para poder presentear sua família no Dia de Reis. Nós temos uma incrível variedade que com certeza você irá encontrar algo que vai adorar. Por isso, venha conferir nossos produtos, é fácil, basta clicar aqui.

Dia de Reis

Então não esqueça de dar adeus ao espírito natalino da melhor forma possível: Em família, com os amigos e repleto de amor. Afinal, Natal é só uma vez por ano e temos que aproveitar o máximo essa época, inclusive na hora de desmontar a árvore.