Em Qual Mão Se Usa a Aliança De Casamento?

Em qual mão se usa a aliança de casamento? Essa é uma dúvida que temos frequentemente. Mas não temos dúvidas, quanto ao uso da aliança, como símbolo de compromisso, amor e cumplicidade, entre duas pessoas. Essa tradição surgiu por volta do ano 2.800 A.C, no Egito Antigo, para representar o casamento. Mas até hoje, temos dúvida de em qual mão usar.

A palavra aliança ou alligare, em latim, significa um acordo, um pacto entre as partes, selado pelo casamento. Símbolo que após o casamento, usamos diariamente, lembrando o compromisso assumido, com a promessa do amor renovado a cada dia.

Algo que não tem fim. Esse é o significado do seu formato, em círculo. A representação de um elo material e espiritual, para a eternidade.

A mão da Vena Amoris

Vários séculos após começarmos a usar esse símbolo, tão cheio de significados, e ainda se usa a aliança no dedo anelar, embora mude a mão na qual ela é usada, de acordo com a tradição de cada país.

O uso do adereço no dedo anelar, teve início na Grécia, por volta do ano 800 D.C. Os gregos acreditavam que no dedo anelar da mão esquerda, passava a vena amoris ou veia do amor, que levava sangue direto ao coração. Com isso, passaram a usar anéis imantados, nesse dedo, para que o casal se sentisse sempre atraído um pelo outro.

Mesmo com a desmistificação dessa crença, pela Ciência e a Anatomia, com a descoberta de que as veias de todos os dedos se conectam ao coração, a tradição perdura. Tem grande simbologia romântica, principalmente no mundo ocidental.

A Mão da Aliança De Casamento

Acredita-se que os romanos tenham adotado o uso de aliança, ao conquistar a Grécia. Com a conversão do mundo greco-romano, ao cristianismo romano, todos os récem-casados passaram a usar a aliança na mão esquerda, de forma obrigatória. Mas muda, de acordo com o país, a mão onde se usa a aliança de casamento.

No Brasil, usamos a aliança de noivado, na mão direita e no dia da cerimônia, essa mesma aliança, passa a ser usada na mão esquerda. Existem algumas explicações para o uso da aliança de casado, na mão esquerda. Uma delas, é que, embora o noivado seja sério, o casamento é algo mais duradouro, definitivo. Por isso, usamos a aliança de casados na mão, “mais próxima do coração”.

Linda Almofada Porta Aliança de Casamento, feita em tricoline com enchimento e acabamento em strass. 
Fazemos personalizada e sob medida.
Linda Almofada Porta Aliança de Casamento feitas de tricoline com enchimento e acabamento de strasshttps://lembrancinhasdefesta.com.br/wp-content/uploads/2019/05/almofada-porta-aliancas-almofada-porta-aliancas.jpg

Várias Culturas, Mesma Tradição

Mas nem em todas as culturas utilizam a aliança de casado, na mão esquerda. Na tradição judaica, por exemplo, o noivo coloca o anel na mão dominante da noiva. Já no Sri Lanka, é usado na mão esquerda, pela noiva e na direita, pelo noivo. Mas esse é um assunto para um próximo post.

Como você viu, a tradição varia, de acordo com as diferentes culturas. Mas a aliança, com seu formato em círculo, como algo que se reinicia, antes do fim, ou que não tem início nem fim, como deve ser o seu amor, está presente em quase todas elas.

Bem, agora que você descobriu em qual mão usar a aliança de casado, dê uma olhada nas nossas opções de almofadas para alianças de casamento, personalizadas e com acabamento artesanal.

Deixe um comentário