Rituais de casamento

O casamento é um dos momentos mais esperados pelo casal e também pelos convidados. Todos ficam ansiosos querendo ver como será a entrada da noiva, como o marido irá olhá-la, os votos românticos e diversas outras surpresas em uma cerimônia. Contudo, esse dia tão especial, pode ficar ainda melhor se houver algum dos diversos rituais de casamento que existem.

Pois, são diversos significados e estilos em que os pombinhos podem optar por fazer para deixar a cerimônia ainda mais emocionante. Quer conhecer algumas ideias e achar qual a mais combina com você? Acompanhe agora a leitura e se inspire.

Cerimônia do lava pés

A cerimônia do lava pés é muito conhecida e realizada em igrejas, baseado na bíblia. Essa cerimônia é um ato de respeito e humildade. Uma vez que na época de Jesus, as pessoas mais ignoradas da sociedade faziam esse tipo de serviço. Entretanto, ao Jesus fazer isso com seus discípulos, ficou de exemplo por gerações.

Noiva lavando os pés do noivo na cerimonia de casamento

Já no casamento, essa cerimônia significa que o casal irá se respeitar, ter carinho um pelo outro, serem humildes e que vão se amar verdadeiramente. Um dos Rituais de casamento mais lindos e com significado profundo. Onde em plena cerimônia o noivo lava os pés da noiva e a noiva lava os pés do noivo.

Cerimônia da areia

A cerimônia da areia é uma representação do casal como se unindo e construindo uma nova família a partir daquele momento. Comumente este evento é realizado em casamentos na praia. Entretanto, não impede o casal de fazer em qualquer outro lugar.

Noivos misturando areia de cores diferentes em uma caixa de vidro

Para a realização é necessário que cada noivo leve areia em um recipiente e que sejam de cores diferentes. No momento da celebração eles colocarão aos poucos no mesmo momento a areia em um recipiente maior.

Portanto, ao despejarem a areia, ela criará uma forma única e que nunca mais poderá ser separada. Simbolizando assim, a união eterna do casal e a construção de uma nova família.

Cerimônia da árvore

Esse é um dos rituais de casamento mais usados entre os casais. Para se realizar, deve ser levado terra, água, vaso e uma muda de árvore. No decorrer da cerimônia, o casal irá plantar a mudinha e depois levar para casa e colocar em seu quintal para ver seu crescimento.

Noivos plantando juntos uma arvore

O simbolismo significa que assim como a planta precisa de cuidado, amor e carinho para crescer, o casamento também necessita. Com isso, os noivos prometem cuidar um do outro e acompanharem seu crescimento amoroso junto com a árvore que crescerá no jardim de sua casa.

Cerimônia das velas

A cerimônia das velas, também conhecida como cerimônia de luz, significa o começo de uma nova família. Contudo, para realizar a cerimônia são necessárias três velas. Do qual a família do noivo irá ascender uma e a família da noiva irá ascender a outra. Após as duas velas estarem acesas, as famílias entregarão as velas para os noivos que acenderão a terceira vela, representando a nova família e fazendo a demonstração de serem uma só carne.

Noivos acendendo suas velas à partir de outra vela

Cerimônia de quebra de taças

A cerimônia da quebra de taças é uma cerimônia judaica. O vinho para os judeus significa alegria e não podem faltar em um casamento. Contudo para se realizar a cerimônia, os noivos bebem vinho juntos em uma taça e ao terminarem o noivo quebra a taça pisando nela.

Existem diversos significados em se quebrar a taça como:

  • União nos momentos bons e ruins do casal
  • Nunca mais ninguém irá beber naquela taça simbolizando a eternidade do casamento entre os dois pombinhos
  • E significados religiosos também.

Cuidado para não se machucar quando forem quebrar a taça. Uma dica importante, é envolve-la a um pano ao ser pisada.

Rito da caixa de vinho

Nesse rito o casal escolherá uma caixa bem bonita e um excelente vinho. Durante a cerimônia, a caixa será aberta e será colocado dentro dela o vinho e cartas dos noivos, dos familiares, dos padrinhos, madrinhas e pessoas mais próximas. Contudo, depois disso, a caixa será lacrada e deverá ficar em algum lugar de destaque no lar do casal.

Caixa de madeira com cadeados para vinho, um dos mais interessantes rituais de casamento

Contudo, os noivos deverão comemorar cada ano juntos e sempre se lembrarem do momento especial que viverão no casamento olhando para a caixa. Entretanto, deverá ser escolhido pelos dois o ano em que ela será aberta para olharem os recadinhos deixados lá e também para brindarem o maravilhoso vinho.

Rituais de casamento: escolha o melhor pra você

Portanto, vimos que existem diversos rituais de casamento para serem celebrados. Cada um tem sua particularidade e seu significado para o casal. Por isso, é importante que você pesquise bastante e veja qual o ritual mais combina com você.

Lembre-se também que será algo marcante para seu grande dia e precisa ser bem estudado para dar tudo certo. Portanto, faça o que mais agrada ao casal e o que demonstra ter o significa que mais representa o amor de vocês.