Sem categoria

Festas Juninas: Dicas para juntar os amigos em casa, comidas típicas, pular fogueira

Estão chegando as festas juninas, que geralmente pegam quase todo o nosso período de inverno brasileiro e vão até o fim de julho ou início de agosto. Por isso preparamos um pacotão de super dicas para juntar as amizades em casa para comer comidinhas típicas em volta da fogueira. Aquecer o corpo, alma e o coração. Só venha! ❤

No ano passado fizemos o post 10 Passos para fazer uma festa junina de arrasar!, mas neste ano a gente vem numa pegada diferente, mais família. Você e eu sabemos da importância de se preservar boas amizades. Com nosso estilo de vida cada vez mais atarefado, nem sempre conseguimos tirar tempo para as pessoas que tanto gostamos. Contudo, juntamente com junho, chegou o momento de criarmos oportunidades para novos encontros agradáveis e até lúdicos, como podem ser.

Você já pensou como esta data é ótima para planejarmos algo com nossos amigos? Que tal montar uma fogueira e comer algumas comidas típicas da temporada e ainda passar horas conversando em volta do quentinho? Na mesma vibração da nossa dica para assistir a Copa do Mundo com os amigos, postada no mês passado, este post te ajudará a planejar uma reuniãozinha aconchegante em casa. Todos nós precisamos de momentos assim.

E então você quer saber como juntar os amigos em casa para comerem comidinhas típicas em volta da fogueira? Anavan! Acompanhe a leitura e se inspire para fazer, você também.

Convidando os amigos

Considerando o local de encontro na tua própria casa, o primeiro passo para juntar os amigos num evento assim é pensar com carinho num dia de realização que seja bom para todas as pessoas que você pretende convidar. Conhecendo a rotina das tuas amizades ficará fácil prever a melhor data, porém, é indispensável uma boa sondagem prévia.

Cada amizade carrega aquele charme especial, aquela presença indispensável. Mas sabemos que as pessoas andam bastante ocupadas nos últimos tempos. Assim, posteriormente você reforçará entre todos os teus convidados a ideia de que não poderão faltar pois será uma festa maravilhosa. E para que nenhuma desculpa justifique a ausência de algúem, planeje tudo o mais rápido possível – se possível, com um mês de antecedência ou até mais.

É importante que você pense bem em quem vai chamar para não se esquecer de alguém. Depois de ter pensado, é a hora de enviar os convites personalizados com o nome de cada um. Há diversas maneiras de fazer isso, a tradicional é com a fabricação manual e envio pelos Correios ou com a entrega em mãos – que é bem melhor pois reforça a importância da presença desta pessoa no teu evento. Ou, então, você pode optar por um convite on-line, o que pode ser mais prático e ecológico. Nalgumas vezes a produção virtual é mais rápida também; aplicativos como o Canva, por exemplo, trazem modelos gratuitos e customizáveis.

Lembre-se de aproveitar o tema da festa na hora de chamar as pessoas, seja com uma imagem estática imitando um convite de papel ou mesmo um vídeo bem animado. Nesta chamada criativa você – que vive numa zona urbana ou até mesmo numa metrópole, pode também usar o sotaque e liguagem próxima das pessoas que moram no interior, pode colocar um chapéu de palha ou de rodeio, usando os limites da imaginação e respeito. A ideia das festas juninas e de todo esse visual faz homenagem à zona rural: que produz nossos alimentos, principalmente o milho, umas das bases dos quitutes e guloseimas nesta época.

Arrumando a casa

Como estamos falando de juntar os amigos em clima de festas juninas é importante decorar a casa de acordo com a festividade, não é mesmo? Ornamentação é requisito obrigatório para qualquer festa temática. Os elementos lúdicos, os adornos, as cores, as texturas, homenagens; tudo isso transporta nossa mente para uma atmosfera diferente da que estamos habituados no dia a dia.

Para isso, você pode optar por colocar bandeirolas, balões, toalhas de tecidos quadriculados sobre as mesas, ou até mesmo fazer alguns remendos em algumas roupas. O que não pode faltar: é deixar sem decoração o lugar em que vocês vão se juntar.

Além disso, você também pode incentivar que teus amigos compareçam com roupas típicas da festa ou mesmo estipular que haja um dress code de acordo com o tema da festa: camisas de flanela xadrez, lenços para os pescoços, vestidos de chita e bordados com renda, chapéus de palha, as botas e botinas, as maquiagens, etc.

Comidinhas típicas

A parte mais importante é pensar no que servir para os amigos. Contudo, não podemos desviar do tema de festas juninas, por isso, devemos fazer comidinhas típicas.

Uma ideia bem bacana é pedir para que cada amigo leve um prato, para contribuir no cardápio. Assim você não se sobrecarregará e os teus amigos (que não comprarem prontos) ainda poderão mostrar os dotes culinários. Essa prática pode ajudar no conforto daquele amigo que já iria levar o próprio alimento, de todo modo, por conta de restrições particulares ou reações alérgicas.

Dentre as melhores comidas para festas juninas, estão:

  • Pamonha;
  • Cuscuz;
  • Curau ou Mingau de Milho Verde;
  • Canjica;
  • Bolo de Milho;
  • Pipoca;
  • Arroz Doce;
  • Alguns tipos de Caldos;
  • Cocada;
  • Pé de Moleque;
  • Pé de Moça;
  • Paçoca;
  • Pinhão;
  • Amendoim;
  • Broa;
  • Maçã do Amor;
  • Dentre vários outros.

Bebidas:

  • Vinho quente;
  • Quentão;
  • Chá de Amendoim;
  • Caldo de Cana;
  • Refrigerantes;
  • Sucos.

Preparando a fogueira

Essa é uma das principais características das festas juninas e na tua festa não pode faltar. Entretanto, para realizar este procedimento de acender uma fogueira, é necessário ter alguns cuidados especiais para que tudo dê certo. Assim, é importante que a fogueira seja feita em local apropriado, sem risco de incêndio. Que seja preparada por algum adulto responsável experiente e que saiba o que está fazendo. Todo cuidado é pouco.

Além disso, deve-se pensar uma fogueira que permita a confraternização a você com teus amigos, com a comilança e com as conversas ao redor dela. Escolham um local aberto, reaproveitem madeira de caixotes e móveis destruídos. Estamos pensando também na natureza.

Comendo e se divertindo bastante em volta da fogueira

Depois de toda essa preparação, finalmente chegou o dia. Agora é só aproveitar e curtir este momento único com os amigos. Pegue todas as comidinhas e coloque para o pessoal se servir. Acenda a fogueira e se aconcheguem em volta dela.

Fogueira combina com luar, que combina com luau, que combina com amigos. Tem alguém que toca aquela moda de viola? Chegue mais! Vocês podem escolher um repertório previamente, ou mesmo improvisarem com as músicas que vocês mais gostarem, ou que sejam da tua região, ou ainda que sejam nostálgicas. Não querem fazer ao vivo? O violão quebrou? Sem problemas, preparem aquela playlist bem gostosa para os auto-falantes inteligentes ou mesmo os sistemas de som mais antigos. Também vale ativar o modo karaokê, para quem ama um momento de soltar a voz e brilhar com o gogó.

Aproveite esta ocasião especial para jogar conversa fora, colocar as ideias em dia e rir bastante. Será hora para deixar problemas de lado e não ter preocupação em estar ali. Curta de forma única cada momento com quem você ama.

Talvez, mais pro fim da festa, vocês podem até pensar em algumas brincadeiras típicas de festas juninas – quadrilha, correio elegante, bingo, pescaria, pular fogueira, dentre outras. Ou então, contar histórias de terror em volta da fogueira ou o que vocês conseguirem pensar. Soltem a imaginação sem limite!

De forma especial, por que não dormirem todos juntos? Se for uma possibilidade, isso deixará a festa ainda mais especial. Existem diversas ideias e tradições para colocarem em prática, você pode usar as que gostar mais ou mesmo criar as tuas próprias maneiras. De todo modo, aproveitem este acontecimento único ao máximo! Cada detalhe conta.

Lembrancinhas de festas juninas

E para terminar este momento mágico, que tal dar uma lembrancinha para todos amigos se lembrarem desse momento tão especial? Mesmo que seja algo simples, é um detalhe que não pode faltar nas comemorações de festas juninas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *